sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Stephen Fry

Stephen John Fry é um ator, roteirista, apresentador de televisão, cineasta e comediante britânico nascido em Hampstead, Londres, 24 de agosto de 1957, Inglaterra. Fry trabalhou em vários papéis com Hugh Laurie e Rowan Atkinson. Ele chamou pela primeira vez a atenção na apresentação do Cambridge Footlights Revue, em 1982, "The Cellar Tapes", que também incluiu Hugh Laurie, Emma Thompson e Tony Slattery.

Como ator, Fry desempenhou o papel principal no filme Wilde e o apresentador de talk-show Gordon Deitrich em "V de vingança" (2006). Ele também apresentou uma série de televisão "2008 Stephen Fry in America", na qual ele viajou em todos os 50 Estados americanos em seis episódios. Fry tornou-se conhecido do público americano por seu papel recorrente como convidado o Dr. Gordon Wyatt na série Bones, da FOX. Na televisão britânica, ele apresenta o programa QI, pela BBC.


Se tornou ainda conhecido nos Estados Unidos por emprestar sua voz ao desenho animado Pocoyo, com temática voltada para crianças em idade pré-escolar, e por ser mencionado em uma canção e no próprio título de um gravação do cantor e compositor Zeca Baleiro, Por Onde Andará Stephen Fry?.

Além de seu trabalho na televisão, Fry contribuiu com colunas e artigos para jornais e revistas, e já escreveu quatro romances e uma autobiografia. Ele também aparece com freqüência em BBC Radio 4.Fry tem sido descrito como um "tesouro nacional", um fenômeno e "um epítome do Homem da Renascença

Entrevista com Stephen Fry


Em 2008 participou da narração do jogo de videogame LittleBigPlanet, da MediaMolecule.

Em um dos seus últimos trabalhos, Fry dublou o Gato Risonho de Alice no Pais das Maravilhas de Tim Burton.

Ficou famoso por ter lido toda a série dos livros do Harry Potter em formato de audiobook e 
por ser viciado em tecnologia. Dizem que não existe um smartphone que ele não tenha comprado. Participa dos eventos em favor do GNU - Linux e apreciador dos computadores da Apple Inc.

Em 2011, fez o papel do irmão de Sherlock Holmes, Mycroft Holmes, no filme Sherlock Holmes: A Game of Shadows.



"Um dos casos mais notórios da biografia de Stephen Fry é o episódio do seu desaparecimento em 1995. Ele atuava na peça Cell Mates, de Simon Gray - que conta a história de George Blake, um espião condenado a 42 anos de prisão por trabalhar para os russos - quando, após ler uma crítica negativa no jornal Financial Times, teve uma crise bipolar e resolveu não mais participar da peça. Em seu documentário para a BBC 2, The Secret Life of the Manic Depressive (2006), Stephen conta o episódio:
Há onze anos, saí ao nascer do dia de meu flat no centro de Londres, fui até a garagem, vedei a porta com um edredon que trouxera e entrei no carro. Lá fiquei, creio, ao menos por umas duas horas, com as mãos na ignição. Era uma tentativa de suicídio, não um grito por socorro. Rumei então em direção ao Sul, e tomei um vapor para o Continente. Apenas sabia que não podia ficar em casa, e realmente acreditava que jamais retornaria à Inglaterra. Não podia suportar o olhar de qualquer pessoa que conhecesse. Mas após uma semana retornei secretamente para a Inglaterra, para um hospital, e um doutor disse que eu era bipolar.
O acontecimento inusitado, além de ter rendido muitas páginas nos jornais britânicos, inspirou a música Stephen Fry do compositor maranhense Zeca Baleiro, presente no seu primeiro discoPor Onde Andará Stephen Fry?, de 1997. Eis a letra da música:
Por onde andará Stephen Fry?
Por onde andará Stephen?
Ninguém sabe
Do seu paradeiro
Ninguém sabe
Pra onde ele foi
Pra onde ele vai...

Stephen may be felling
All alone
Stephen never do this again
Come back home
Se correr
O bicho pega Stephen
Se ficar o bicho come
Se correr
O bicho pega Stephen
Se ficar o bicho come...

Por onde andará Stephen Fry?
Por onde andará Stephen?
Ninguém sabe
Do seu paradeiro
Ninguém sabe
Pra onde ele foi
Pra onde ele vai...

Stephen may be felling
All alone
Stephen never do this again
Come back home
Se correr
O bicho pega Stephen
Se ficar o bicho come
Se correr
O bicho pega Stephen
Se ficar Stephen
O bicho come
Se correr
O bicho pega Stephen
Se ficar o bicho come...

Por onde andará Stephen Fry?
Por onde andará Stephen?


Zeca Baleiro também teve a oportunidade de entrevistar o próprio Stephen Fry para o UOL e, ao ser perguntado o que havia achado da música, Stephen respondeu:

Eu acho ‘Stephen Fry’ uma música absolutamente maravilhosa. Eu realmente amo essa música. Eu vejo eu mesmo andando, murmurando e cantando a música para mim mesmo. Você tem uma voz realmente atraente e generosa, e não há nenhuma dúvida de que o meu nome combina perfeitamete com o tom da música. Se eu tivesse me chamado Oliver Flutterwick ou algo parecido, certamente teria sido muito difícil de fazer a música, não seria? Quanto ao CD em geral, eu realmente o admiro muito. Eu não havia escutado nenhum trabalho seu antes. Eu gosto muito das variações de ritmos e estilos. Meus parabéns."


Para ler a entrevista na íntegra: http://www2.uol.com.br/uptodate/zeca/html/zecafry.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário