terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Filme Mr. Jones


O filme Mr. Jones, estrelado pelo ator bonitão (sempre competente) Richard Gere, retrata a vida do personagem que dá nome ao filme. Jones, a princípio, parece ser mais um homem extrovertido, mas é portador do que comumente chamou-se de Psicose Maníaco Depressiva, termo que ficou deveras pejorativo, associando-se a psicopatias, mas que nada mais é que estados de euforia demasiada versus profunda depressão.  Em momentos de alegria, energia e empolgação extrema, dá-se a impressão que para ele a vida deve ser vivida em grande estilo. Em uma virada, ao longo do filme, Mr. Jones cai em profunda depressão, largando-se no seu próprio submundo e chegando a ser internado em uma clínica psiquiátrica.

Já na primeira cena do filme podemos ver que seu comportamento é peculiar e se distoa do restante do seu grupo de trabalho. Jones trabalhava como operário em uma construção de uma casa e se "enxerga" com possibilidades reais de voo sobre o telhado. Não tendo a mínima noção do perigo que o rondava naquela altura toda, põe sua vida em risco, até que um seu colega o segura, salvando-o do pior. Para ele, aquela aventura era real e possível.

Outros acontecimentos típicos de um portador da bipolaridade (clique aqui e veja os sintomas) é observado durante o filme, dentre eles, entrar em uma loja de instrumentos musicais e comprar o piano mais caro, acreditando poder vir a se tornar um grande pianista, ou o maestro da orquestra.

Bom, para quem deseja ver o filme, portador ou não de bipolaridade, recomendo muitíssimo. O fime é ótimo e retrata claramente como funciona.

Grande abraço a todos e fiquem em paz!

Clique aqui para fazer o download do filme Mr. Jones

Segue abaixo vídeo com o trailer para prévia:


4 comentários:

  1. Muito bom o filme, Acredito que este filme ajuda as pessoas a acabar com estigmas que causa aflição a vida dos portadora da bipolaridade e de suas famílias. E este filme, ajuda a entender como é importante o amor, a dedicação e a compressão com essas pessoas e também entendê-las um pouco mais, compreendendo que são pessoas que vivem tudo com muita intensidade e se consomem muito rápido, E os fatores como problemas familiares, profissionais e sentimentais estimulam cada vez mais que eles se consumam mais rápido, e usem dessa explosão de euforia, muitas vezes prejudicial, como fuga para esses problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo,

      O filme é realmente muito bom.
      Hoje se banalizou muito o Transtorno. Poucos sabem o que é e muitos denominam e rotulam: "Fulano é bipolar", por exemplo.

      De qualquer forma, muitos ainda verão e acreditarão ser uma grande besteira... falta de vergonha na cara e etc...

      O que vale é ter o filme, né? Realmente vale à pena ver.

      Obrigado por participar do blog!

      Excluir
  2. Ele não possui uma psicose, ele possui é uma neurose. Psicose seria se ele fugisse da realidade. Mas ele não tem alucinações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não sou médico, nem tampouco especialista no assunto e digo que você tem total razão. Se notar, no texto digo que "comumente chamou-se de Psicose Maníaco Depressiva, termo que ficou deveras pejorativo". No site http://www.psicosite.com.br/tra/hum/bipolar.htm, temos a seguinte explicação ainda mais detalhada:

      "O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem."

      Ainda bem qu eos conceitos mudam com o tempo, não é mesmo?

      Grande abraço e obrigado por participar!

      Excluir